Este serviço permite ao usuário efetuar o pedido de qualquer tipo de certidão emitida pelo Poder Judiciário, bem como realizar o download do documento solicitado. A autenticidade das certidões expedidas pode ser confirmada no portal por qualquer pessoa interessada, por meio da conferência da certidão impressa com a certidão original, publicada no Portal e-SAJ.
Principais funcionalidades:
permite ao interessado cadastrar um pedido on-line de certidão, dispensando seu deslocamento até o Fórum;
permite visualizar o documento solicitado no formato .pdf ou realizar o download do arquivo;
oferece a possibilidade de o interessado retirar a certidão impressa no balcão do setor responsável;
disponibiliza a terceiros a conferência de certidões, que permite averiguar a autenticidade e legitimidade do documento.
Veja abaixo, resumo das etapas desde o pedido até a entrega da certidão:
1. Cadastro do pedido |
O solicitante entra no site do tribunal, Serviços On line, clica em Certidões On line e depois em Cadastro de Pedido de Certidão ; ou
O solicitante se dirige ao fórum e pede ajuda ao servidor para realizar o cadastro do pedido.
2. Análise do pedido |
Servidores da Capital recebem, analisam o pedido (sistema SAJ/SGC) e emitem a certidão.
3. Download da certidão |
Certidão negativa - o solicitante entra no site do tribunal, Serviços On line, clica em Certidões On line e depois em Download da certidão .
Certidão positiva - solicitante recebe certidão no fórum da sua cidade.
Se o pedido for na Capital: servidor faz download por meio do sistema SAJ/SGC.
Se o pedido for no interior: servidor acessa a intranet do tribunal, clica em Certidão On line. Será apresentada a tela Download da certidão .
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