Para peticionar eletronicamente todos os documentos devem ser arquivos em formato PDF (Portable Document Format) e gerados pelo software livre PDFCreator. O sistema permite que cada arquivo tenha um tamanho máximo definido pelo tribunal. Caso o arquivo anexado seja maior que o máximo permitido pelo tribunal, segue uma sugestão de software para dividir esse arquivo.
Esta é apenas uma sugestão, portanto, pode ser usado qualquer outro software com a mesma função, cabendo ao usuário a escolha.
Este software é distribuído de forma gratuita, não sendo necessária a sua compra.
O passo-a-passo utilizando o software livre PDF Split or Merge para dividir arquivos muito grandes:
Clique para fazer o download do software PDF Split or Merge.
Após ter baixado, instale-o em seu computador e execute o programa.
Siga as orientações conforme a sequência apresentada abaixo:
1. Para dividir o PDF selecione a opção Split PDF, e clique no botão Next.
2. Selecione o arquivo PDF que será dividido por meio do botão Browse e clique em Next.
3. Selecione na opção From a página inicial do seu PDF por meio do campo em destaque e em To a última página que deve ser dividida em cada arquivo. Com os botões , envie a seleção de páginas para a janela ao lado.
Como o exemplo na imagem: o arquivo será dividido da primeira página até a terceira no primeiro arquivo e no segundo arquivo, da quarta página até a 11ª.
Na tabela ao lado direito, o sistema exibirá as páginas que formarão os arquivos em formato PDF. Para seguir adiante, clique em Next.
4. Nesta etapa, escolha o local (diretório) onde o aplicativo salvará os arquivos criados. Para isso, clique no botão Browse e selecione o local escolhido. Em seguida, clique em Start Splitting.
5. O sistema processará os dados, executando a divisão dos arquivos e, depois, apresentará uma mensagem de sucesso com as opções ao usuário: Voltar, Abrir, Novo e Sair respectivamente. Clique no botão Open para visualizar os arquivos que foram divididos.
Veja também:
Em que formato devem ser enviados os arquivos?
Por que serão aceitos somente documentos em formato PDF?